A importâncias das fechaduras eletrônicas para uma “casa inteligente”

Atualmente, umas das tendências que vem tomando conta do mercado é a “casa inteligente”, que consiste, basicamente, no investimento em automação residencial como forma de proporcionar mais conforto, segurança e, principalmente, praticidade. Dentro de um projeto desse tipo, é importante entender o papel das fechaduras eletrônicas e como ela pode ser útil. 

As fechaduras são dispositivos fundamentais em qualquer residência, por isso, nada melhor que aliá-la a uma casa inteligente, a fim de deixar o ambiente ainda mais moderno, seguro e prático, características estas indispensáveis em qualquer casa, não é mesmo? 

Contudo, antes de falarmos mais sobre as fechaduras eletrônicas e seu papel tornar a casa inteligente, vamos conhecer mais sobre a automação residencial e seus benefícios. 

A automação residencial e seu sucesso

casa inteligente

A automação residencial é um processo natural e esperado, à medida que novas tecnologias foram sendo desenvolvidas e, consequentemente, popularizadas.

Podemos dizer que a automação residencial é definida como um conjunto de tecnologias com a capacidade de programar eventos em uma casa, bem como de tornar automático o funcionamento dos mais diversos equipamentos e dispositivos.

Um exemplo de automação residencial é a criação do smart speaker da Amazon, a Alexa, uma assistente virtual desenvolvida para tornar a casa inteligente.

Para termos ideia, a Alexa é capaz de entender contexto – até certo ponto- e executar tarefas simples, como, por exemplo, configurar alarmes, informar a situação do trânsito/previsão do tempo, executar músicas ou reproduzir podcasts.

Conforme o mercado foi se ajustando à “tendência Alexa”, novas funcionalidades foram aplicadas ao smart speaker da Amazon. 

Prova disso é que a Alexa pode, atualmente, interagir com dispositivos como geladeiras, lâmpadas inteligentes, microondas, termostatos, controles remotos, TVs, sensores de movimento, interruptores e, como veremos a seguir, fechaduras. 

Alexa e as fechaduras eletrônicas

Sim, a Alexa é uma ferramenta vital para fazer com que as fechaduras eletrônicas do ambiente estejam alinhadas com o projeto de uma casa inteligente. 

Isso porque através do smart speaker é possível definir uma série de comandos às fechaduras, fazendo com que tudo fique mais fácil, simples, seguro e prático. 

Imagine poder, com um comando de voz, trancar ou destrancar uma porta, sem precisar se levantar. Muito bom, não é mesmo? 

Afinal, qual fechadura é compatível com a Alexa?

Como abordamos neste artigo, existem dois excelentes modelos compatíveis com a Alexa, a G-Locks Ébano 700 Smart Plus e G-Locks Ébano 600 Smart Plus.


casa inteligente

Ambas as fechaduras são compatíveis com a Alexa e tem como premissa deixar sua casa inteligente, através de um funcionamento simples e intuitivo, utilizando o mais conhecido smart speaker do mercado.

Fechaduras eletrônicas: importantes para deixar a casa inteligente

Agora que você conhece mais sobre a importância das fechaduras eletrônicas para deixar a casa inteligente, sem dúvida fica mais fácil escolher o modelo de sua preferência. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da G-Locks para ler mais conteúdo como este. Nos vemos em breve!